+55 (11) 4063-8750
ppov@plannersistemas.com.br
Logo P-POVLogo P-POV
  • Início
  • Plataforma
    • A Plataforma
    • para Agronegócio
    • para Atacado e Distribuição
    • para Energia
    • para Saúde
    • para Redes de Varejo e Concessionária de Veículos
  • Blog
  • Empresa
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Dúvidas Frequentes

Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação?

Posted on 9 de julho de 2020
Nenhum comentário
Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação

Independente do ramo que você atue, uma empresa só sobrevive mediante a vendas e quem decide comprar ou não da sua marca é o mercado, por isso é tão importante estudar e identificar o comportamento tanto dos consumidores de forma específica quanto da economia em geral para elaborar o melhor plano de ação do seu negócio. 

Quer entender melhor como identificar o comportamento do mercado e fazer um plano de ação estratégico para a sua empresa?

Basta prosseguir com a leitura do artigo.

O que é Macroeconomia?

Macroeconomia é um ramo da economia que estuda a estrutura mais ampla do mercado.

Neste estudo estão estatísticas como:

  • PIB (Produto Interno Bruto);
  • Nível de desemprego;
  • Taxa Selic;
  • Taxa de câmbio;

É importante que você entenda que mesmo que você não tenha poder algum sobre essas estatísticas, elas estão fortemente ligadas à sua empresa e afetam a microeconomia como veremos adiante.

Crises políticas, sociais e de saúde como a que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus afetam negócios e é preciso estar atento a essas mudanças para oferecer o produto que o mercado precisa no momento atual.

O que é Microeconomia?

Já a microeconomia estuda o comportamento dos consumidores de forma mais específica, como dentro de uma empresa ou de um ramo do mercado.

É aqui que entra a famosa lei “da oferta e procura”, ou seja, quanto mais escasso o recurso está, maior é seu preço, já quando há excesso de recursos, o preço tende a cair.

Porém, quando falamos em economia está tudo interligado, o que acontece no outro lado do mundo pode afetar diretamente o seu negócio. 

Afinal de contas, se o dólar subir, por exemplo, a matéria-prima que você compra no exterior ficará mais cara e você terá que aumentar o valor do seu produto, o que pode interferir diretamente no seu faturamento.

Como fazer um Plano de Ação?

O momento atual que estamos vivendo nos mostra a importância de estudar as tendências de mercado e estar um passo à frente.

Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence em 2019, 74% dos consumidores preferiam a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas.

Claro que não dava para prever que teríamos uma pandemia e só seriam realizadas compras online.

Mas estar atento ao movimento do mercado pode ser um fator de sobrevivência para o seu negócio, porém nunca é tarde para começar a agir.

Agora, é hora de fazer um plano de negócios focado em estruturar sua empresa para trabalhar e atender seus clientes de forma online, prestar um bom atendimento, agilidade, ser assertivo em suas ações e passar a imagem de muita higiene nos seus processos.

Se você for de um setor que não há como trabalhar agora, como o de turismo por exemplo, não se desespere, afinal de contas as pessoas estão confinadas há meses dentro de casa, há uma forte tendência que o setor cresça pós pandemia. 

Faça um plano de ação, foque no marketing e incentive as pessoas a economizar para viajar quando as coisas voltarem ao “normal”.

Tente se colocar no lugar do seu cliente para entender suas necessidades atuais e futuras, analise o mercado de forma ampla e micro e então faça um plano de ação baseado nesses dados.

 

Precisa de ajuda para traçar um plano de ação estratégico?

Agende sua demonstração agora.

 

Post anterior
Capital de Giro: O que é? Por que ele é tão importante para a sua Empresa?
Próximo post
Planejamento orçamentário: riscos de usar planilhas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Categorias

  • Compliance e Regulações Financeiras (1)
  • Ferramentas e Automação no Planejamento Financeiro (4)
  • Gestão Financeira e Controle de Custos (8)
  • Indicadores Financeiros e Análises (6)
  • Inteligência de Mercado e Estratégia Empresarial (2)
  • Planejamento Orçamentário e Estratégico (9)
  • What`s New Ppov (4)

Marcadores

Compliance e Regulações Financeiras Ferramentas e Automação no Planejamento Financeiro Gestão Financeira e Controle de Custos Indicadores Financeiros e Análises Inteligência de Mercado e Estratégia Empresarial Planejamento Orçamentário e Estratégico What`s New Ppov
Logo P-POV

Menu

  • Home
  • Plataforma
  • Blog
  • FAQ
  • Empresa
  • Contato

Telefones

Fortaleza

(85) 4062-9021

São Paulo

(11) 4063-8750

Rio de Janeiro

(21) 4062-7791

Florianópolis

(48) 4052-8014

Contato

Site Planner Sistemas

plannersistemas.com.br

E-mail

ppov@plannersistemas.com.br

Nossas redes sociais

LinkedIn
Instagram
YouTube
Facebook
WhatsApp

Fique por dentro!

Inscreva-se e fique por dentro de todas as tendências e inovações.

Digite um endereço de e-mail válido.
Selecione uma opção

© 2025 P-POV. Todos os direitos reservados para Planner Sistemas.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies e nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES