Inteligência Ativa e Otimização de Resultados

Inteligência Ativa e Otimização de Resultados

30 de maio de 2022 Blog 0

Em tempos de transformações tecnológicas constantes, agilidade e organização otimizada são essenciais para alcançar bons resultados, a troca rápida e ininterrupta de informações se tornou um desafio para as organizações, e a velocidade na hora de responder às demandas é o que determina sua evolução e sucesso.

Cada momento é importante, e além de informações constantes, são necessário análises atualizadas em tempo real dessas informações, com dados históricos que observem o passado de modo a prever ações futuras.

Sabe-se que as soluções tradicionais de inteligência de negócio não acompanham esses processos tão rápidos em tempo real, é preciso uma capacidade de analisar dados buscando tomar decisões acertadas de acordo com o agora e que tenham impacto positivo no amanhã, e que a informação flua de forma dinâmica nas operações possibilitando aos usuários um acompanhamento intuitivo e aproximado, com uma visão ampla acerca dos aspectos do negócio como um todo.

Mas antes de implementar a inteligência ativa no seu negócio é preciso saber como funciona eu quais os impactos que pode trazer, vamos conferir?

O que é a Inteligência Ativa

“Um estado de inteligência contínua onde a tecnologia e os processos suportam a realização de ações imediatas a partir de dados atualizados em tempo real.”

A rapidez dos processos da economia digital está trazendo mudanças necessárias na abordagem do B.I moderno.

O mais necessário no momento é superar a passividade do B.I tradicional para criar um ambiente de inteligência contínua que se constrói a partir de informações atualizadas em tempo real, projetadas para possibilitar ações acertadas e conscientes futuramente.

Análise inteligente de dados:

Sabe-se que o B.I tradicional se desenvolve através de uma série de operações separadas para gestão de dados  com processos que não foram reunidos em um pipeline unificado.

A ideia da Inteligência Ativa é preencher os espaços entre essas operações, criando um canal múltiplo capaz de abrigar esses diversos dados atualizados em tempo real e dispara-los para toda a organização, permitindo que cheguem aos usuários quase que no momento exato em que surgem.

Consolida dados de várias fontes:

A Inteligência Ativa combina dados atuais e históricos de formulários variados, gerando visões únicas que aumentam a oportunidade de descobrir  insights únicos e muito úteis.

Cria movimentação de dados e automação de transformação:

Aproveita informações como dados de mudança em tempo real, captura automação de data warehouse e data lake,  permitindo a agilidade do fluxo de dados em toda a organização, automatizando processos como integração de dados e transformação.

Preservar a linhagem:

Para manter os dados controlados, transparentes e confiáveis, são usados metadados para preservar os dados de linhagem através do pipeline.

Entrega em tempo real, informação atualizada:

A Inteligência Ativa disponibiliza atualizadas no momento atual, seja através de métricas automatizadas e insights em painéis ou incorporando-os diretamente aos processos de gestão. Inteligência Ativa combina dados em repouso com dados em movimento, fornecendo insights no momento presente dos negócios.

Projetada para impulsionar ações imediatas:

Por direcionar tomadas de decisões baseadas em atualizações, a Inteligência Ativa conta com o augmented analytics, que atua diretamente nos processos operacionais, que podem agir ou disparar ações em determinadas condições, gerando alertas para usuários, em contexto e personalizados com sugestão de ações.

Além disso, é possível orquestrar eventos e ações com base em gatilhos e condições que surjam, no momento em que ocorrem.

Principais benefícios
da Inteligência Ativa:

  • Possibilidade de resposta imediata a tendências, conexões e mudanças dentro do negócio e no mercado
  • Reinventa estratégia, processos e produtos para o mundo digital,  mesmo em uma base de momento a momento
  • Para além de informações históricas, reúne produtores e consumidores de dados
  • Acelera os resultados dos negócios aumentando a agilidade de dados e eficiência em todas as áreas de operações
  • Confiança nos insights descobertos e ações tomadas

Os resultados da implementação da Inteligência Ativa:

Melhora em 76% na Eficiência Operacional

75% em aumento de receita

Aumento de lucro em 74%

Fator humano:

A Inteligência Ativa é um aprimoramento combinado de força de trabalho com conhecimento de dados.  Esse é o componente final na criação de um sistema fluido onde todas as partes – incluindo pessoas – trabalhem juntos para gerir, analisar e agir sobre os dados de maneira assertiva e consciente.

Para além da prática de treinamentos, construir uma força de trabalho competente em dados inclui também o aproveitamento dos avanços na tecnologia – particularmente na Análise aumentada – que fornecem pesquisa em uma linguagem natural, análise de conversação, insights rápidos e outros suportes para usuários em qualquer nível de habilidade.

Além de uma  melhor compreensão do negócio, a alfabetização de dados também aumenta a confiança na tomada de decisão baseada em dados sólidos, e no final são as ações, não dados, que  de fato transformam o negócio.

Inteligência Ativa em Ação:

A inteligência ativa pode ser operar em diversos âmbitos, desde a experiência do cliente, até detecção de fraudes e fabricação habilitada para IOT, em qualquer processo aprimorado pela capacidade de responder aos processos que estão acontecendo no momento.

Otimização da cadeia de suprimentos:

O gerenciamento de suprimentos pode ser muito mais eficaz quando administrado com base nas condições atuais do negócio. Combinar as últimas vendas, dados econômicos e sazonais com o estoque, a logística e outras dinâmicas no lado da oferta, pode acionar decisões just-in-time que acompanham o mercado.

Experiências do cliente:

Engajar os clientes com insights em tempo real cria conexões, lealdade e vida útil. Por exemplo, representantes de atendimento ao cliente podem personalizar a solução de problemas e os lojistas, tentando adquirir itens cujo estoque acabou inesperadamente, podem receber novas ofertas dinâmicas.

Manutenção preditiva

Dados da IoT e tecnologias 5G habilitam casos de uso da Inteligência Ativa na manufatura, utilidades públicas e muitos outros. Dados históricos e em tempo real e o processamento de IA/ML podem prever e acionar uma manutenção proativa, garantindo desempenho máximo e  continuidade dos negócios.

Detecção de atenuação de fraudes

O aumento das atividades financeiras fraudulentas exige uma abordagem orientada por Inteligência Ativa. O monitoramento de transações em andamento pode detectar anomalias, alertar funcionários ou bloquear transações à medida que elas acontecem é uma das maneiras pela qual a Inteligência Ativa está causando um grande impacto na indústria.

Logísticas e planejamento para emergências:

As emergências são eventos dinâmicos. Organizações públicas e privadas  podem avaliar o clima atual e informações de possíveis desastres em relação a dados operacionais, para prever condições e ajustar pessoal, equipamentos e processos enquanto as situações evoluem.

A Qlik tem a visão de um mundo alfabetizado em dados, onde todos possam usar dados e analytics para aprimorar a tomada de decisões e solucionar os problemas mais desafiadores. A Qlik oferece uma plataforma de integração de dados e analytics em tempo real ponta a ponta na nuvem, para suprir as lacunas entre dados, insights e ações. Ao transformar dados em Inteligência Ativa, as empresas podem orientar a tomada de melhores decisões, aumentar a receita e a lucratividade e otimizar os relacionamentos com os clientes. A Qlik atua em mais de 100 países e atende a mais de 50.000 clientes em todo o mundo.

Saiba como a inteligência ativa com a plataforma P-POV pode contribuir com a sustentabilidade econômico-financeira da sua empresa.


Clique aqui para saber mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *