Indicadores de Desempenho Financeiro: Como usá-los em Seu Negócio?
Para ter sucesso na gestão de uma empresa, é fundamental conhecer a fundo os seus indicadores de desempenho financeiro, esses índices auxiliam o administrador a ter uma visão ampla da saúde financeira do negócio, criar novas estratégias e fazer um plano de ação.
Para entender mais sobre os principais indicadores de desempenho financeiro e como eles podem ser úteis na sua empresa, basta prosseguir com a leitura.
Faturamento Bruto:
Faturamento bruto é o indicador de desempenho financeiro mais simples e um dos mais usados na gestão empresarial.
De forma sucinta, trata-se de todo o valor que sua empresa vendeu em determinado período.
Para ter acesso a esse índice, basta somar todas as entradas da organização ou acessar esse relatório através do seu sistema de gestão empresarial.
Vale lembrar que apesar de muito útil é preciso certa cautela para não se “iludir” com esse indicador, já que ele não leva em consideração nenhum tipo de custo ou despesa do negócio.
Lucratividade:
Para entender o conceito de lucratividade é importante que antes você calcule o lucro.
Lucro Líquido = Faturamento Bruto – Custos e Despesas
A lucratividade é um percentual que relaciona o lucro líquido e o faturamento.
Para chegar nesse percentual basta dividir o lucro líquido pelo faturamento e multiplicar por 100.
Vamos supor que sua empresa faturou R$ 150 mil no mês e teve um lucro de 15 mil reais:
Lucratividade = (R$ 15.000,00/ R$ 150.000,00) X 100
Neste caso, a lucratividade é de 10%.
Rentabilidade:
Rentabilidade é outro indicador financeiro muito usado e bem parecido com a lucratividade, porém enquanto a lucratividade baseia-se no faturamento, a rentabilidade tem como parâmetro o capital investido na empresa.
Vamos supor que você investiu R$ 50 mil em uma empresa e obteve R$ 25 mil de retorno ao longo de um ano.
Basta dividir o retorno pelo investimento e multiplicar por 100.
Ou seja:
Rentabilidade = (25.000,00/ 50.000,00) X 100 = 50%
Margem de Contribuição:
A precificação correta dos produtos é ponto crucial para o crescimento das empresas e o indicador financeiro de margem de contribuição pode te ajudar muito nesse aspecto.
Por considerar despesas e custos variáveis o índice mostra exatamente quanto o produto deixa de margem para a empresa.
Lembrando que despesas variáveis são aquelas que estão diretamente ligadas ao volume de produção ou venda do item, e portanto são inconstantes, um bom exemplo de despesas varáveis são as comissões sobre vendas.
Para fazer o calculo use a seguinte fórmula:
Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesa Variável)
Margem Bruta:
Calcular a margem bruta é essencial para entender se os seus custos com produção estão dentro da margem para a empresa obter lucro.
Para calculá-lo use a seguinte fórmula:
Margem Bruta = (Receita de Vendas – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100
Lembrando que as deduções são gastos com impostos e custos diretos variáveis, são os ligados com a produção que podem se alterar de acordo com a quantidade de produtos fabricados, como a energia elétrica, por exemplo.
Margem EBITIDA:
Também conhecido como LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda), esse índice aponta quanto a organização gera de lucro sem considerar o pagamento de tributos.
Dessa forma, é possível saber o impacto desses gastos nos caixas da empresa, para calculá-lo utilize essa fórmula:
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
Índice de Endividamento:
Esse indicador é essencial para que os gestores tenham uma visão da saúde financeira da empresa e tomem conhecimento se ela terá condições de arcar com suas obrigações ou recorrer a uma linha de crédito.
A fórmula é a seguinte:
Índice de Endividamento = Passivo / Ativo x 100
Onde ativos são os rendimentos da organização, e os passivos são todas as despesas e custos empresariais.
E você?
Qual desses indicadores financeiros mais utiliza na gestão da sua empresa?
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