Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação?

Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação?

9 de julho de 2020 Blog 0
Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação

Independente do ramo que você atue, uma empresa só sobrevive mediante a vendas e quem decide comprar ou não da sua marca é o mercado, por isso é tão importante estudar e identificar o comportamento tanto dos consumidores de forma específica quanto da economia em geral para elaborar o melhor plano de ação do seu negócio. 

Quer entender melhor como identificar o comportamento do mercado e fazer um plano de ação estratégico para a sua empresa?

Basta prosseguir com a leitura do artigo.

 

 

O que é Macroeconomia?

 

Macroeconomia é um ramo da economia que estuda a estrutura mais ampla do mercado.

Neste estudo estão estatísticas como:

  • PIB (Produto Interno Bruto);
  • Nível de desemprego;
  • Taxa Selic;
  • Taxa de câmbio;

É importante que você entenda que mesmo que você não tenha poder algum sobre essas estatísticas, elas estão fortemente ligadas à sua empresa e afetam a microeconomia como veremos adiante.

Crises políticas, sociais e de saúde como a que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus afetam negócios e é preciso estar atento a essas mudanças para oferecer o produto que o mercado precisa no momento atual.

 

 

O que é Microeconomia?

 

Já a microeconomia estuda o comportamento dos consumidores de forma mais específica, como dentro de uma empresa ou de um ramo do mercado.

É aqui que entra a famosa lei “da oferta e procura”, ou seja, quanto mais escasso o recurso está, maior é seu preço, já quando há excesso de recursos, o preço tende a cair.

Porém, quando falamos em economia está tudo interligado, o que acontece no outro lado do mundo pode afetar diretamente o seu negócio. 

Afinal de contas, se o dólar subir, por exemplo, a matéria-prima que você compra no exterior ficará mais cara e você terá que aumentar o valor do seu produto, o que pode interferir diretamente no seu faturamento.

 

 

Como fazer um Plano de Ação?

 

O momento atual que estamos vivendo nos mostra a importância de estudar as tendências de mercado e estar um passo à frente.

Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence em 2019, 74% dos consumidores preferiam a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas.

Claro que não dava para prever que teríamos uma pandemia e só seriam realizadas compras online.

Mas estar atento ao movimento do mercado pode ser um fator de sobrevivência para o seu negócio, porém nunca é tarde para começar a agir.

Agora, é hora de fazer um plano de negócios focado em estruturar sua empresa para trabalhar e atender seus clientes de forma online, prestar um bom atendimento, agilidade, ser assertivo em suas ações e passar a imagem de muita higiene nos seus processos.

Se você for de um setor que não há como trabalhar agora, como o de turismo por exemplo, não se desespere, afinal de contas as pessoas estão confinadas há meses dentro de casa, há uma forte tendência que o setor cresça pós pandemia. 

Faça um plano de ação, foque no marketing e incentive as pessoas a economizar para viajar quando as coisas voltarem ao “normal”.

Tente se colocar no lugar do seu cliente para entender suas necessidades atuais e futuras, analise o mercado de forma ampla e micro e então faça um plano de ação baseado nesses dados.

 

Precisa de ajuda para traçar um plano de ação estratégico?

Fale conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *