GMD : Como implementar
Independentemente do ramo de atuação no mercado, gerir o orçamento de uma empresa é um dos maiores desafios para os gestores.
Isso porque é preciso pensar em diminuir custos e despesas para aumentar o lucro, sem perder a qualidade da produção dos produtos ou serviços.
Nesse contexto, o GMD (Gerenciamento Matricial de Despesas), pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão ligadas ao orçamento empresarial.
Para entender melhor o que é e como funciona este método, basta continuar a leitura do artigo.
O que é GMD?
O Gerenciamento Matricial de Despesa é uma metodologia de controle orçamentário que tem como objetivo agrupar despesas semelhantes em uma mesma matriz.
Essa ferramenta auxilia o empresário na gestão de orçamento.
Diferente de outras metodologias tradicionais onde os orçamentos são feitos individualmente por setor e muitas vezes inflacionados, no GMD as despesas são apresentadas de forma integral, facilitando a visão geral dos gastos da organização.
Como funciona?
Para implementar o GMD é preciso criar um novo processo de gastos, como o orçamento matricial.
Neste relatório, é feita uma matriz de despesas, ou seja, as informações de despesas se cruzam em linhas e colunas.
Vale lembrar que despesas semelhantes são organizadas em uma única matriz, que por sua vez tem os eixos: entidades e pacotes.
No eixo de entidade são colocados os setores da empresa como marketing, vendas e produção.
Já os eixos de pacotes devem ser unidos em grupos de despesas semelhantes como logística por exemplo.
Tanto o eixo de entidade quanto o de pacote deverão ter gestores responsáveis pelos orçamentos.
Fases GMD:
Para elaborar um orçamento com o GMD existem três fases: proposto, negociação e aprovação.
- Na primeira fase, o gestor da entidade irá propor o orçamento do seu setor com as necessidades que verificou ao gestor do pacote;
- Na segunda fase, o gestor do pacote decidirá se o orçamento proposto é viável ou precisa de ajustes, ele mesmo será responsável por alterá-lo caso ache necessário;
- Depois das alterações realizadas é a fase da aprovação, após essa etapa não é permitido fazer mais ajustes no orçamento.
É importante salientar que para tudo sair conforme o planejado no orçamento, é necessário fazer o acompanhamento da GMD após a aprovação do orçamento.
E nessa etapa os gestores podem (e devem) elaborar planos de ação caso as despesas fiquem acima do esperado.
Quais as vantagens dessa ferramenta?
A grande vantagem da utilização da GMD é que as despesas podem ser vistas de forma mais clara e eficiente pelo gestor, possibilitando dessa forma a redução de gastos desnecessários o que consequentemente trará um aumento de ganhos.
Porém, para tanto é necessário a contribuição de todos os gestores envolvidos no processo, que devem entregar orçamentos pensados em diminuir as despesas sem deixar de lado a qualidade e a eficiência.
E claro, também é preciso respeitar os prazos para a entrega de todos os orçamentos.
Precisa otimizar a gestão orçamentariaEstá perdido nos orçamentos da sua empresa?
A plataforma P-POV pode te ajudar!
Clique aqui para deixar uma mensagem.