Blog

RN-518: Transparência e controle em empresas de saúde.

Em artigo, o diretor da Planner Sistemas, Luciano Dozól, analisa o tema e destaca o papel da gestão automatizada e da tecnologia como aliadas para o alcance ou manutenção da sustentabilidade econômico-financeira. Tratando da RN-518, o texto destaca a importância dos princípios de transparência, equidade e responsabilidade, e da prestação de contas das empresas de…
Leia mais


2 de fevereiro de 2024 0

Unimed Leste Fluminense se prepara para atender a resolução RN-518

A sinistralidade média do setor de operadoras de saúde fechou o ano passado em 88,5%, o maior patamar dos últimos 13 anos. As determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impõem às operadoras de plano de saúde regras a serem cumpridas, e uma delas diz respeito à RN 518, quanto à implementação de práticas…
Leia mais


1 de dezembro de 2023 0

Como está a elaboração do orçamento para 2024 na sua operadora de plano de saúde/odontológico?

O ano de 2024 está chegando e a maior parte das empresas está em fase de formulação do orçamento. Em geral, a primeira versão do orçamento passa por revisões e modificações até que a versão final seja aprovada. Entre os fatores que normalmente motivam a criação de múltiplas versões estão: cenário econômico, que pode sofrer…
Leia mais


23 de novembro de 2023 0

Ciclo Orçamentário nas empresas: Quais as melhores práticas?

O processo orçamentário é essencial para o planejamento financeiro e o alcance dos objetivos de uma organização. Aqui estão algumas melhores práticas a serem consideradas para otimizar o processo orçamentário: 1. Definição dos Objetivos Estratégicos: Alinhe os objetivos orçamentários aos objetivos estratégicos da organização. Envolva a alta administração para garantir que os objetivos estejam alinhados…
Leia mais


9 de agosto de 2023 0

Melhores práticas de gestão com DRE Gerencial

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Gerencial é uma ferramenta valiosa para auxiliar os gestores a tomar decisões estratégicas e operacionais. Aqui estão algumas das melhores práticas de gestão que podem ser aplicadas ao utilizar a DRE Gerencial: Identificar e analisar tendências: Acompanhe as variações dos principais indicadores ao longo do tempo. Isso permitirá…
Leia mais


7 de agosto de 2023 0

Análise de rentabilidade de produtos e serviços: qual a importância?

A análise de rentabilidade de produtos e serviços é uma ferramenta essencial para a gestão e tomada de decisões em qualquer tipo de negócio. Essa análise avalia os custos e receitas associados a cada produto ou serviço oferecido pela empresa, com o objetivo de determinar sua lucratividade e contribuição para os resultados financeiros. A importância…
Leia mais


27 de julho de 2023 0

Gestão de Indicadores e planejamento de ações para atingir metas

Implementar gestão de indicadores com plano de ações é uma prática importante para atingir metas por vários motivos. Aqui estão algumas razões: Medição e monitoramento: Os indicadores permitem medir e monitorar o desempenho em relação às metas estabelecidas. Eles fornecem informações quantitativas sobre o progresso, ajudando a identificar lacunas e áreas que precisam de melhorias.…
Leia mais


9 de junho de 2023 0

Redução de custos e despesas com GMD

O gerenciamento matricial de despesas (GMD) é um processo que envolve a alocação de despesas por meio de uma matriz, onde as categorias de despesas (pacotes) são representadas em um eixo e as unidades de negócios ou departamentos (centros de custos) são representados no outro eixo. Essa matriz permite um melhor acompanhamento e análise dos…
Leia mais


30 de maio de 2023 0

Decisões rápidas com o monitoramento econômico-financeiro

Para tomar decisões rápidas com base no monitoramento econômico-financeiro e da operação da empresa, é necessário integrar os aspectos financeiros e operacionais, garantindo uma visão abrangente do desempenho do negócio. Aqui estão algumas etapas para tomar decisões informadas e ágeis com base nesse monitoramento: Defina métricas operacionais: Identifique as principais métricas operacionais que são relevantes…
Leia mais


24 de maio de 2023 0

A importância do EBITDA

A importância do Ebitda: O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization), ou Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é uma métrica financeira amplamente utilizada para avaliar o desempenho operacional de uma empresa. A importância do EBITDA reside em sua capacidade de fornecer uma visão mais clara e objetiva da lucratividade e…
Leia mais


22 de maio de 2023 0