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Orçamento empresarial: dicas de como montar o seu budget de forma eficiente

Posted on 27 de janeiro de 2020
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Dicas de como montar seu orçamento empresarial

Desde que nascemos até o fim da vida, temos sonhos: uma viagem para fora do país, aquele carro tão desejado, o sonho da casa própria ou de se tornar um empreendedor de sucesso. E, quando o assunto é abrir ou manter um negócio, entender e aplicar um bom orçamento empresarial é essencial para que esses sonhos se tornem realidade.

Porém, para que isso aconteça, existe uma palavra que define bem o método para alcançar essas metas: planejamento. Sem planejamento, os objetivos se tornam muito mais difíceis de serem alcançados. Por isso, pequenas, médias e grandes empresas têm apostado cada vez mais em métodos que facilitem a administração dos seus negócios.

Um desses métodos é justamente o budget empresarial, que nada mais é do que um documento que detalha e prevê todas as entradas e saídas, lucros e despesas da empresa em um determinado período futuro.

O objetivo principal do budget é estabelecer metas e auxiliar na definição dos rumos financeiros do negócio, permitindo acompanhar os resultados e agir de forma preventiva, se necessário.

Antes de falar sobre o budget empresarial, vamos começar pelo conceito de empreendedorismo. De acordo com Idalberto Chiavenato, mestre e doutor em Administração e consultor de empresas:

“Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias e serviços, mas fontes de energia que assumem riscos inerentes a uma economia em mudança, transformação e crescimento. Continuamente, milhares de pessoas com esse perfil – desde jovens adolescentes a cidadãos mais idosos e de todas as classes sociais – inauguram novos negócios por conta própria e agregam a liderança dinâmica que conduz ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. É essa a força vital que faz pulsar o coração da economia.”

Neste post, falaremos melhor sobre o budget empresarial e os passos para fazer essa ferramenta funcionar a favor do êxito do seu negócio.

Independentemente do tamanho da sua empresa, não há como operar sem um budget. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o tema: um passo a passo simples para você montar seu budget empresarial e segui-lo corretamente.

Importância do orçamento empresarial no seu negócio!

Se em nossa vida financeira pessoal precisamos manter o controle de entradas e saídas, essa prática é ainda mais essencial no contexto empresarial. Conduzir uma empresa sem conhecer seus gastos é levá-la à falência em curto ou médio prazo. Em geral, o budget empresarial prepara a empresa para desafios e oportunidades futuras, corrige erros na alocação de recursos e contribui para cortes de gastos estratégicos.

Portanto, o principal conselho tanto para quem está começando quanto para quem já possui um negócio consolidado é: invista em um budget empresarial.

Não existe fórmula mágica. O segredo está na forma como o empresário ou proprietário gere sua empresa. O êxito está diretamente associado à capacidade de manter o negócio estável e operando dentro de um budget bem definido.

Passos para você montar seu budget empresarial

Agora que você já sabe o que é o budget empresarial e sua importância, vamos ao passo a passo para elaborar esse documento:

1. Faça um diagnóstico do negócio

Conhecer bem a realidade da empresa é fundamental para seguir com o projeto. Isso inclui compreender as limitações e os problemas enfrentados. O ideal é analisar, pelo menos, os últimos 3 anos da empresa, levantando o máximo de informações relevantes: média de vendas dos anos anteriores, lucro médio alcançado, gastos com tributos, entradas e saídas de produtos e despesas ordinárias, por exemplo.

2. Estabeleça objetivos e metas

Nesta etapa, defina metas e objetivos para o próximo período. Isso permitirá traçar a estratégia a ser utilizada. Uma dica importante é consultar o Plano de Negócios, pois ele contém os objetivos gerais da empresa. Com essas informações, será possível projetar metas coerentes e decidir quais áreas receberão mais investimentos ou cortes.

3. Escolha o recurso ideal

Com base nas informações anteriores, é hora de estruturar o budget empresarial e escolher o recurso ideal. Pequenas empresas, geralmente, não contratam profissionais específicos para isso, sendo o próprio proprietário o responsável pela tarefa, utilizando planilhas e o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Já empresas de médio e grande porte devem considerar investir em softwares de gestão, que agilizam o dia a dia e melhoram as tomadas de decisão.

4. Analise o que deve constar em seu budget

Saber o que deve constar em seu orçamento é importante para fazer um planejamento empresarial. Por isso, quanto mais completo for os dados que constam em seu orçamento, mais bons resultados irá trazer para sua empresa. Diante disso, anote os tópicos essências:

  • Despesas
  • Receitas
  • Investimentos
  • Empréstimos
  • Fluxo de Caixa projetados
  • Ativo fixo
  • Custo de Produção
  • Custos fixos e variáveis

É importante listar os custos fixos e variáveis, o que são despesas fixas, são aquelas que não possuem nenhuma relação com o custo do produto, seja a produção ou compra de mercadorias, em outras palavras independentemente das vendas mensais ou dos custos de produção, as despesas classificadas como fixas permanecerão as mesmas, como exemplo de despesas fixas: aluguel do ponto comercial; salário dos funcionários; custos com telefone e internet, tributos federais, estaduais e municipais; gastos com hospedagem de site; serviços de contabilidade; seguros.

Já as despesas variáveis são aquelas que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período, por exemplo a aquisição de matéria-prima; consumo de água, gás e energia elétrica; gastos com impressão e papelaria; contratação de freelancers; gastos com marketing e publicidade; custos com transporte; reformas no ponto comercial e participação em eventos para empreendedores.

5. Monte uma projeção

Com base nos dados reunidos, monte uma projeção empresarial. Estime receitas, despesas, investimentos em equipamentos e ferramentas. Criar um calendário com as etapas previstas ao longo do ano é útil para manter o cronograma e evitar gastos excessivos.

6. Acompanhe os resultados

O último passo é acompanhar a execução do budget ao longo do tempo. O monitoramento é essencial para o sucesso do negócio, permitindo a identificação de falhas antes que causem prejuízos maiores.

Ferramentas

Agora que você já conhece os 6 passos para montar um budget empresarial eficiente, é importante escolher as ferramentas que vão te ajudar nesse processo.

Existem diversas soluções que facilitam essa tarefa — é a tecnologia a favor do empreendedor. Uma opção é utilizar softwares de gestão, embora exijam um investimento inicial mais alto. Se esse não for o momento, você pode usar modelos prontos de planilhas ou até criar a sua própria. O ideal é adotar um modelo anual, que permita acompanhar as entradas e saídas mês a mês.

Agora que você está munido de todas as informações necessárias, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu e montar seu budget empresarial? Conte com a ajuda do P-POV, clicando aqui.

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