POV – Planejamento de Operações e Vendas

POV – Planejamento de Operações e Vendas

15 de dezembro de 2021 Blog 0

 

É um processo de administração que busca unificar as áreas de operações, vendas, manufatura, finanças, recursos humanos, marketing e desenvolvimento de novos produtos.

 

A ideia do POV é proporcionar uma gestão empresarial otimizada, com operações diárias e planos mensais que estejam indo de encontro com os objetivos de longo prazo do negócio.

 

Ao desenvolver esse plano de negócios, o objetivo é traçar estratégias para balancear ofertas e demandas da empresa, e através disso atender melhor aos clientes, diminuindo custos e com um planejamento previamente organizado.

 

Para além de simples reuniões mensais, consiste numa série de processos – que ocorrem durante todo o mês – cuidadosamente estruturados e baseados em dados estatísticos de produção e vendas.

Benefícios:

O balanceamento de vendas e produções é essencial para uma gestão eficaz dos negócios. 

 

Auxilia no controle dos processos e uma visão de longo alcance a cerca das metas e obstáculos a serem enfrentados pela empresa. 

Veja a seguir alguns benefícios da implementação do Planejamento de Vendas e Operações:

 

 

  • Otimização dos processos gerando melhores serviços oferecidos ao mercado, levando a mais satisfação do cliente e consumidor.

 

  • Uma visão panorâmica dos processos e agilidade para tomada de decisões inteligentes e eficazes.

 

  • Possibilita uma atuação preditiva, com facilidade de realizar mudanças rápidas de modo que se antecipe possíveis crises e atenda-se demandas de forma mais efetiva.

 

  • Senso de equipe aprimorado com todos os setores da empresa.

 

  • Ritmos de produção mais estáveis, diminuindo a necessidade de horas extras.

 

Como funciona na prática?

– Atualização:

Inicialmente é feita uma análise para atualizar os dados e históricos de vendas, produção, inventários e matéria-prima.

As informações geradas nessa fase são combinadas a outras e a partir disso é gerada uma previsão de vendas para os próximos meses.

Dados como: estoque atual, capacidades de produção e compra, disponibilidade de matéria-prima, serão apresentadas ao pessoal de vendas e marketing, e então serão traçadas novas previsões.

 

 

– Planejamento de demanda:

É o momento em que as informações coletadas na etapa de atualização serão discutidas.

A gerência faz uma previsão de produção e vendas para os próximos meses e quais ações estão ao alcance da empresa.

Essas previsões são baseadas na análise do consumo de recursos, expectativas do cliente em relação ao produto e estatísticas de vendas passadas.

Através dessas informações é possível verificar quais produtos consumidos anteriormente, e então repassa-se para o setor de vendas, dando uma visão mais clara de quais medidas serão tomadas dali para frente.

 

 

Planejamento de Suprimentos:

Neste momento são feitas estratégias de produção que atendam as necessidades do planejamento gerado nas etapas anteriores.

 

Analisa-se os níveis de produtividade e estoque, bem como quaisquer problemas de suprimentos que possam surgir.

 

Momentos em que a demanda ultrapassa a oferta, quando as alterações necessárias não estão dentro do prazo e dos recursos disponíveis, ou quando as alterações necessárias exigem custos que só podem ser autorizados pela alta administração.

 

 

Questões como essas são levantadas na fase de planejamento de suprimentos, sendo discutidas e solucionadas na reunião de pré-pov.

 

 

– Reunião Pré-POV

É onde as disparidades dos planejamentos de demanda e suprimentos serão resolvidas, além de avaliar os impactos financeiros que resultarão.

 

Questões sobre balanceamento de demanda e oferta também serão resolvidas.

 

Além de recomendações de mudanças de recursos, como aumento de pessoal, inclusão de novos equipamentos, bem como a criação de soluções alternativas para determinados problemas que surgirem ao longo do processo.

 

 

– Reunião POV Executiva:

Neste momento um novo curso de ação será implantado.

As mudanças propostas no planejamento de demanda serão analisadas, tomada de decisões acerca de novos projetos e produtos, planilhas que refletem as mudanças realizadas mas reuniões e mudanças no plano de negócios.

Com a plataforma P-POV é possível ter um controle de todos os dados dos processos orçamentários de forma transparente, possibilitando uma visão panorâmica, auxiliando na gerência de possíveis crises e otimizando a administração.

 

A tomada de boas decisões e a criação de estratégias realmente eficazes são a base para um negócio de sucesso, quer saber mais? Nós podemos te ajudar

 

Clique aqui para entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *