Como fazer orçamento empresarial

Como fazer orçamento empresarial

14 de fevereiro de 2020 Blog 0

Cada empresário age de um jeito em seu empreendimento, alguns seguem a famosa “intuição”, e muitos anos de mercado acaba criando uma segurança a mais para não mudar seu método de administrar. Apenas registrar entradas e saídas no fluxo de caixa já é o suficiente para o bom funcionamento da empresa. O que as pessoas não sabem é que o orçamento empresarial é de suma importância para o andamento do seu negócio.

Resumindo, o orçamento é o resultado de processo que tem como finalidade devolver o equilíbrio para o financeiro de seu negócio. Pois ele prepara a empresa para os desafios e possíveis oportunidades que virá no futuro. Ajudando assim, várias situações desagradáveis; prepara a empresa para os desafios e oportunidades futuras, contribuiu para que o empreendedor consiga cortar gastos de maneira estratégica.

Para isso, o orçamento empresarial é classificado nos seguintes tipos de orçamentos; como orçamento ou projeção de vendas; orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis; de custo de produção; de recursos humanos; de despesas operacionais e orçamento de investimentos. Essas são as áreas que você precisa saber para direcionar o tipo de orçamento ao qual irá fazer.

 

Para melhor gestão do seu negócio, dentro desses orçamentos há três declarações que são importantes. Sendo elas

  • DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • FC – Demonstrativo de fluxo de caixa
  • BP – Balanço patrimonial

 

Modelos para a realização do seu orçamento:

  • Orçamento Matricial
  • Orçamento Histórico
  • Orçamento Baixo zero
  • Orçamento Colaborativo ou Participativo
  • Orçamento impactado

 

Normalmente a realização do orçamento ocorre nos meses finais do ano, para que possa fazer um prognóstico para o ano que virá. Acompanhando o desenvolvimento a cada ano e fazendo os ajustes necessários.

A escolha da ferramenta necessária para se fazer o orçamento. Portanto para as empresas que estão iniciando agora, esse trabalho é feito pelos proprietários ou sócios da empresa, comece com algo simples, como uma planilha para orçamento empresarial, feita mesmo no Excel de seu computador ou se preferir alguns modelos estão disponíveis na internet.

Para a empresas de médio porte é comum ter um funcionário destinado a fazer esse controle de gestão empresarial, ter alguém destinado a ter acesso somente ao orçamento da empresa faz com que as chances de erros de cálculos e planejamentos diminua, pois, essa pessoa é que será responsável apenas por esse setor.

Lembrando que o DRE – Demonstrativo de resultados; o fluxo de caixa e o balanço patrimonial são essenciais para a realização do orçamento empresarial.

 

Já nas grandes empresas, esse profissional geralmente vem acompanhado de uma equipe que o auxilia na gestão do orçamento, evitando ao máximo qualquer deslize e ou até mesmo possíveis desvios, se você tem uma equipe e quer ser a verdade absoluta na sua empresa e trabalhar de forma colaborativa, ou se tem uma equipe enxuta e não pode perder tempo com acompanhamento de resultado e com o planejamento e retrabalhos, conte com o P-POV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *