Para toda empresa crescer de forma saudável, sustentável e escalável, ela precisa de uma estratégia de budget. Com isso, é possível definir como investir os recursos e fazer projeções de receita e crescimento, além de se preparar para enfrentar crises ou outros fatores internos e externos.
Supondo que toda empresa que tem uma estratégia de budget anual precisa mantê-la sempre atualizada — como já falamos [neste post](LINK POST 1) — a pergunta que fica é: de que forma a empresa cria essa estratégia anual de budget?
Geralmente, os departamentos de controladoria e financeiro elaboram um documento com os caminhos que a empresa deve seguir para atingir os objetivos definidos pela diretoria e/ou presidência. Esse planejamento passa pelas lideranças e precisa da aprovação de todas as áreas.
Mas e se eu te dissesse que existe uma forma de tornar esse planejamento muito mais colaborativo, poupando recursos e otimizando o tempo?
> Leia também: Como conquistar a previsibilidade financeira baseando-se em dados
Como obter um ambiente colaborativo
Nesse cenário em que os objetivos vêm da hierarquia da empresa, entramos em uma esfera política entre áreas. A complexidade aumenta, pois envolve ideias e acordos entre diversas partes. Até mesmo compilar dados e sugestões pode ser uma tarefa difícil.
Diante disso, o que pode ser feito para melhorar esse processo, unir as áreas e otimizar tempo e recursos?
O primeiro passo para tornar o ambiente mais colaborativo é garantir clareza nas informações. Apresentar dados e propostas de forma objetiva ajuda todos a entenderem melhor a estratégia. Assim, é mais fácil obter um consenso entre as áreas.
Além disso, simplificar a extração de dados e a produção de relatórios dá mais autonomia às equipes. Isso fortalece a visão estratégica e cria um senso de urgência compartilhado.
Por que repensar o processo de budget
O segundo passo é, literalmente, remar contra a maré. Sabemos o quanto os processos de definição de budget estão enraizados nas empresas. Mudar esse cenário não é simples.
Mas pense comigo: se o processo atual não está sendo eficiente, por que não aproveitar o novo ciclo para realinhar as coisas?
Revisar e transformar o processo de budget pode ser essencial para alcançar os resultados esperados nos próximos anos.
Os ganhos do planejamento colaborativo
Rever todo o processo e aplicar um modelo mais colaborativo e construtivo até chegar à apresentação do planejamento orçamentário pode gerar grandes ganhos.
O objetivo principal é claro: economizar horas de trabalho e otimizar o processo entre áreas. Com isso, sua empresa economiza tempo e recursos — humanos e materiais — enquanto implementa um processo mais eficiente, escalável e com foco em prioridades.
Quer saber mais? Veja como o P-POV, a ferramenta da Planner Sistemas, pode ajudar no dia a dia do seu financeiro!