Como definir o budget da empresa de forma colaborativa

Como definir o budget da empresa de forma colaborativa

30 de setembro de 2019 Blog 0
Como Identificar o Comportamento do Mercado e Fazer um Plano de Ação

Para toda empresa crescer de forma saudável, sustentável e de forma escalável, ela precisa de uma estratégia de budget, assim as empresas conseguem definir como investir os recursos e fazer as projeções de receita, de crescimento ou até mesmo conter uma crise ou qualquer fator interno ou externo.

Supondo que toda empresa que tem uma estratégia de budget anual, ela precisa estar sempre atualizada, como falamos aqui nesse post (LINK POST 1). Mas, de que forma a empresa cria essa estratégia anual de budget?

Geralmente, os departamentos de controladoria e financeiro, criam um documento apontando os caminhos que a empresa deve seguir para atingir os objetivos propostos pela diretoria e/ou presidência, passando pelas lideranças e aprovando com todas as áreas. Mas, e seu eu te dissesse que há uma forma de fazer esse planejamento muito mais colaborativo, a fim de poupar recursos e otimizar o tempo?

 

Como obter um ambiente colaborativo

 

Trazendo esse cenário de objetivos vindos da hierarquia da empresa, se trata muito sobre a parte política envolvida entre as áreas e também da complexidade entre elas, pois precisam de ideais e do acordo entre muitas partes envolvidas, onde até mesmo o simple fato de fazer uma compilação dos dados e ideias, pode ser difícil para chegar em um acordo entre elas. Chegando a esse ponto, podemos pensar no que pode ser feito para melhorar esse processo, afim de unir as áreas e otimizar tempo e recursos.

O primeiro passo para reduzir o problema e ajudar a criar um ambiente mais colaborativo é a informação, apresentar os dados e a proposta de uma forma mais clara e objetiva, pode ajudar a entender o processo da estratégia a ser implementada. Com isso, você ajuda a garantir que os objetivos propostos serão entendidos, criando um comum acordo entre as áreas. Simplificar a colaboração de extração de dados e a produção do report, podem dar mais poder a todas as áreas, criando uma visão estratégica e gerando um senso de urgência em todos.

O segundo passo é literalmente remar contra a maré. Sabemos que os processos de definição de budget estão sempre muito bem enraizados nas empresas e que mudar esse cenário é muito difícil, mas pare para pensar: se o seu processo não está sendo eficiente, por que não ter um ano de mudança e recolocar as coisas no eixo?

Então, mudar radicalmente o processo de revisão de budget pode ser extremamente necessário para obter o sucesso esperado daqui para frente.

Revisar todo o processo e implementar um processo colaborativo e muito mais construtivo até chegar a apresentação do planejamento orçamentário, irá economizar tempo e recursos para a empresa.

Por fim, o maior objetivo do planejamento colaborativo, é economizar horas de trabalho e otimizar o processo entre as áreas, com isso, você irá economizar em tempo e recursos, humanos ou materiais. Trazendo muito mais eficiência para a sua empresa e implementando um processo escalável e com senso de prioridades. 

 

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