Planejar o futuro financeiro pode ser estressante: o plano estratégico não precisa ser
Para muitos empresários, projetar o que acontecerá no próximo mês é tão difícil quanto prever o que acontecerá nos próximos cinco a dez anos, parece até impossível. Mas o plano estratégico não é como processo orçamentário, onde você realmente precisa se preocupar com os números porque é muito quantitativo.
O plano estratégico é mais um exercício qualitativo. Ele foi planejado para fazer as pessoas falarem sobre seus planos de longo prazo para a empresa e ser uma discussão sobre os negócios que os proprietários normalmente não têm tempo de ter durante as operações do dia a dia.
Ele possui três principais benefícios para o empresário. Ele indica a direção para o futuro da empresa, estabelece um exercício de cenário “e se” a longo prazo e pode funcionar como uma revisão financeira pessoal para o dono da empresa. Essas são as funções de um processo de planejamento estratégico bem executado.
1. Este plano é uma visão para o futuro da empresa
Ele define um conjunto amplo de metas para a empresa alcançar nos próximos três a cinco anos. Faz perguntas como:
“Para onde queremos levar o negócio?”
“Como queremos melhorar?”
Esses são objetivos de alto nível e que afetam toda a empresa que seu negócio pretende alcançar. Às vezes, descobrir estes objetivos pode demorar longos debates. Por exemplo, se for uma empresa familiar administrando um negócio, pode haver algum desacordo sobre onde cada proprietário deseja levar a empresa. É possível que os pais estejam satisfeitos com a atual situação da empresa, mas os filhos querem expandi-la e levá-la para novas direções. Estas opiniões devem ser compartilhadas para que todos os proprietários possam chegar a um acordo de longo prazo, a fim de que todos possam trabalhar juntos para alcançá-los.
Este não é o estágio em que a empresa começa a calcular quanto dinheiro deseja ganhar nos próximos anos. Este é o planejamento de metas. No entanto, o orçamento de cada ano deve estar alinhado com o plano estratégico para que a empresa possa iniciar sua jornada rumo ao sucesso.
2. Planeje para o impacto que diferentes cenários terão nos negócios
O Planejamento Estratégico permite que a empresa planeje “e se” cenários de longo prazo e que tipo de impacto esses cenários terão sobre os negócios.
Por exemplo, o que acontecerá se o custo dos imóveis na localização da empresa continuar a aumentar nos próximos cinco anos? Como isso impactará a empresa?
Ao planejar cenários hipotéticos de longo prazo, os empresários podem mitigar os riscos e identificar oportunidades para proteger e expandir seus negócios.
3. O Plano Estratégico também pode atuar como uma revisão financeira particular para o proprietário.
Como a maior parte do patrimônio líquido de um empresário está ligada às suas empresas, é difícil ver em que posição eles estão em termos de sucesso. Quando eles podem se aposentar? Qual é o patrimônio líquido deles? E isso pode dificultar o planejamento para o futuro do proprietário da empresa.
O plano estratégico pode começar a esboçar quanto dinheiro o proprietário ganhará nos próximos anos. Não será uma projeção perfeita, mas abre a conversa e torna o planejamento para o futuro menos assustador.
Fazer planos grandes, abrangentes e de longo prazo para o futuro da empresa pode ser difícil. O plano estratégico pode ajudar com isso. Ele permite que os proprietários se reúnam planejem para onde querem levar a empresa, como podem planejar diferentes cenários, positivos e negativos, que possam aparecer no futuro, além de ajudar os proprietários a considerar quanto vale seu patrimônio líquido e como eles podem planejar seu próprio futuro como parte desse processo.
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